sábado, 7 de dezembro de 2013

Neurônios Espelho

Manada de Gnus iniciando a travessia de um rio.
Imagem disponível em:
http://melibro.com/una-manada-de-nus-juan-bonilla/

Ao observar uma manada de Gnus correndo em velocidade em uma direção, podemos achar que estão todos em grande perigo... e alguns podem até estar, de fato, pois existem alguns predadores vorazes destes animais... mas, observe os primeiros segundos deste vídeo: 



Para os Gnus, a presença do Guepardo, alguns metros distante, não é um risco até que este felino ataque um dos componentes da manada. A partir do momento que um dos indivíduos foge por ser diretamente ameaçado, ou depois de ser injuriado, a atividade dos neurônios espelho dos demais estimula que os mais próximos corram, sintam medo. Daí em diante, acontece uma reação em cadeia, onde no fim todos estão em fuga simplesmente por terem tido contato visual com um dos indivíduos da própria espécie em fuga, mas não se sentem diretamente ameaçados pelo Guepardo. Talvez a atividade cerebral dos Gnus esteja mais adaptada a reagir após a ação dos neurônios espelho, e não em resposta à movimentação do Guepardo, por sua pelagem seconfundir com a vegetação, que pode ser difícil demais de impressionar as células receptoras da visão dos Gnus. 

Os neurônios espelho foram descobertos por acaso nos anos 90 do século passado, quando pesquisadores estudavam a atividade cerebral de macacos enquanto estes manipulavam alimentos com as mãos. Quando um dos pesquisadores pegou uma uva e a comeu, a região do cérebro do macaco responsável por essa ação foi ativada. Então os pesquisadores perceberam que a simples observação de uma ação, para o cérebro, pode contar como a EXECUÇÃO desta ação! Muitas vezes, essa atividade cerebral é tão eficaz, que o "observador" executa a ação observada:

Bebê reagindo à expressões realizadas por um adulto.
Imagem disponível em:
http://bocadementecapto.blogspot.com.br/2012/05/neuronios-espelho.html


 Essa resposta é mais comum do que poderíamos pensar... muitos estudos tem sido feitos na busca do entendimento dos neurônios espelho, e existem defensores que mesmo o mercado financeiro possa ser afetado pela "ânsia" de uma pessoa em seguir o que outra fez, e essa reação, mesmo em humanos, tem sido chamada de "Efeito Manada".

Assista o vídeo abaixo:



E aí? Bocejou? 

Ainda não? 


Talvez alguns minutos a mais.... as áreas responsáveis por disparar o bocejo, o sorriso, a tristeza, por exemplo, são facilmente estimuladas somente com a observação dessas atitudes, ou expressões em outras pessoas, ou mesmo animais. Isso se deve à ação dos Neurônios Espelho, que eleva nosso humor quando assistimos comédias, ou estimulam o sentimento de compaixão ao observarmos uma cena triste.

Destruição de uma vida... por alguns minutos...
Imagem disponível em:
http://hypescience.com/morrer-dor-testiculos-saco/


Solidariedade  à dor do rapaz na foto... é o que a maioria dos homens vai sentir, por que observar essa imagem é quase como sentir o golpe!

Saiba mais em:
http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/a_imitacao_pode_curar.html
http://pt.slideshare.net/mayarafn/neurnios-espelho
http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2382:darwin-explica&catid=9:artigos&Itemid=83
http://sociedadeprimata.wordpress.com/2013/02/16/efeito-manada-aspectos-neuropsicologicos-da-natureza-humana/
http://www.youtube.com/watch?v=WqANL1luHX8


Nenhum comentário:

Postar um comentário