Visão frontal de uma mariposa com antena plumosa. Imagem disponível em: http://incrivelterra.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html |
Insetos são os organismos mais numerosos dentro do reino animal, ocupando aproximadamente metade da quantidade de espécies deste reino!
Gráfico mostrando os componentes do reino animal, com grande representatividade dos Insetos. Imagem disponível em: http://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/12/testes-de-taxonomia-44/ |
Estes organismos possuem órgãos sensoriais muito complexos, capazes de perceber o ambiente quimicamente (feromônios, odores, etc...) e fisicamente (temperatura, tato, etc...): as antenas.
Anatomia geral de uma antena de inseto. Imagem disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfc10AB/aula-didatica-classe-insecta |
As antenas variam muito em formatos e tamanhos, e em alguns insetos está mais apta a detectar odores, enquanto em outros insetos a capacidade tátil é mais eficiente. A imagem abaixo traz uma pequena amostra da variedade de antenas.
Diversidade morfológica de antenas de insetos Imagem disponível em: http://www.ninha.bio.br/biologia/insetos.html |
As antenas dos insetos, via de regra, possuem milhares de células receptoras de partículas odoríferas, situadas em poros cuticulares, que abrem-se e fecham-se conforme o movimento constante das antenas, possibilitando que a célula receptora seja exposta e recolhida, e assim entra em contato com o ar e, eventualmente, com partículas odoríferas. Caso a partícula odorífera seja reconhecida pela célula receptora, esta se despolariza, e o neurônio associado a esta recebe as cargas da despolarização e o impulso nervoso é produzido, transmitido célula a célula até chegar ao cérebro, onde a informação é interpretada e o inseto percebe o cheiro.
Detalhe das células receptoras de partículas odoríferas em antenas de insetos. Imagem disponível em: http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/pdf/biologia/Per_Sen_Ser_Viv_LIVRO_WEB.pdf |
Essa informação pode servir para localizar um alimento, localizar ou escolher parceiros sexuais, para perceber algum perigo... Os insetos são capazes de sentir cheiros à distancias muito grandes, por conta da grande quantidade de células receptoras, e se guiam através do gradiente de concentração das partículas odoríferas, aproximando-se cada vez mais da fonte do odor.
No vídeo abaixo, o naturalista e cineasta David Attenborough mostra que as abelhas se comunicam por feromônios para manter a coesão da colônia. Quando a mariposa aparece para roubar o mel, as abelhas iniciam um comportamento agressivo em resposta ao deslocamento de ar e calor gerados pela mariposa, porém não a atacam e permitem que ela entre no enxame e se alimente do mel: isto somente foi possível por que a mariposa libera um feromônio idêntico ao das abelhas!
http://super.abril.com.br/mundo-animal/antenas-insetos-servem-farejar-488598.shtml
http://www.infoescola.com/bioquimica/feromonios/
http://www.youtube.com/watch?v=hI6lBv5jo5s&list=PLJ2BwfyMAojzKF2oFIJRbM3n4zA0voWA4
http://pt.slideshare.net/hyguer/fisio1
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2793
http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/insetos_antenas.php
http://www.sedis.ufrn.br/bibliotecadigital/pdf/biologia/Per_Sen_Ser_Viv_LIVRO_WEB.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário